ASCONT

ASCONT

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Brasil é 7º país menos competitivo


A dificuldade para obter crédito, os juros altos e a pesada carga tributária são, segundo estudo da Fiesp, as principais causas de o Brasil ter ficado em 37º dentre 43 países em termos de competitividade no ano passado.

Foram pesquisadas as maiores economias do mundo -que representam 90% do PIB mundial- em relação a economia doméstica, abertura, governo, capital, infraestrutura, tecnologia, produtividade e capital humano.

Segundo a Fiesp, no Brasil o "spread" -diferença entre o custo do dinheiro para o banco e quanto ele cobra dos clientes- chega a ser 12 vezes superior ao de Chile, Itália, Japão e Malásia.

O estudo considerou de competitividade elevada países como EUA, Hong Kong, Coreia do Sul e Irlanda. Suécia, Alemanha e Finlândia têm competitividade satisfatória.

Um terceiro grupo é o dos países de competitividade média (como Espanha, Rússia e Itália). Por último, figuram os de competitividade mais baixa, no qual se enquadra o Brasil.

Na comparação entre 2000 e 2011, Coreia do Sul, China e Irlanda foram os que mais ganharam competitividade, devido a investimento em pesquisa e desenvolvimento, gasto em educação, patentes e produtividade em setores de alta tecnologia.

GIRO CONTÁBIL CRC-PE - 27/11/2012
Fonte: Folha de S.Paulo - 27/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário