No último dia 4, ocorreu reunião na Sede da Fenacon, em Brasília, para discutir questões pertinentes ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). O encontro ocorreu sob a coordenação do Vice-presidente da Região Centro-Oeste, Antonino Neves, e teve a participação de membros do Departamento Nacional de Registro do Comércio - DNRC, Receita Federal, Conselho Federal de Contabilidade e o representante das empresas no Sped (lista abaixo).
Na ocasião foram abordados temas relevantes para a categoria, com destaque para o andamento dos trabalhos de autenticação de livros digitais pelas juntas comerciais e medidas que possam tornar mais céleres as rotinas.
Outro fato identificado ainda foi o de que a maioria dos livros digitais apresentados são colocados em exigência, indeferidos ou substituídos. Isto se deve a incorreções no preenchimento dos termos de abertura e encerramento, dentre elas:
Erro na numeração dos livros, que deve ser sequencial, independente da forma de escrituração adotada;
Erro na grafia do nome empresarial;
Falta de pagamento do preço dos serviços;
Erro na identificação dos signatários da escrituração (são os mesmos que assinariam, se o livro fosse em papel);
Falta de arquivamento da procuração na junta comercial.
Uma das recomendações apontadas pelo grupo é que os contadores, antes do envio do livro digital ao Sped, façam rigorosa conferência destes itens, evitando a substituição livros e o retrabalho nas juntas comerciais.
Participaram da reunião:
Fenacon -Antonino Neves
Fenacon -Márcio F Tonelli
CFC -Jadson Ricarte
DNRC -Rômulo Rocha
Representante das Empresas e do CFC –Paulo Roberto Silva
Sescon-MS -Francisco Gonçalves
RFB -Carlos Sussumu Oda
RFB -José Jayme de Moraes Júnio
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